PUBLICIDADE

“Tem vaga pra todo mundo”: Secretaria de Educação de Goiânia diz ter zerado déficit na educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia afirmou, durante a abertura do ano letivo de 2026, que o déficit de vagas na educação infantil — que chegou a cerca de 10 mil vagas na gestão anterior — foi superado e que “tem vaga pra todo mundo”. Segundo a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, a administração reorganizou a oferta e a demanda por meio de uma central de vagas, priorizando, sobretudo, crianças de mães solo, em situação de violência ou com necessidades de inclusão.

De acordo com a secretária, a central de vagas permite que as crianças com maior necessidade tenham acesso à vaga mais próxima de casa, equilibrando a oferta de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A vice-prefeita Cláudia Lira destacou que investimentos em tecnologia e infraestrutura nas unidades de ensino também contribuíram para ampliar a capacidade da rede.

Essas declarações refletem uma mudança de cenário em relação aos anos anteriores, quando havia filas de espera significativas por vagas em creches e pré-escolas na capital goiana.