Após anos de espera, o financiamento de US$ 120 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, para Aparecida de Goiânia pode finalmente ser aprovado.
O prefeito Leandro Vilela afirmou que os entraves fiscais e jurídicos que travavam o processo foram superados e que o pedido já está na mesa da presidente do NDB, Dilma Rousseff, aguardando assinatura.
“O que era preciso ser feito para superar, nós superamos. A questão fiscal, a questão jurídica, resolvemos tudo. Está lá na mesa da presidente Dilma para que ela assine e Aparecida possa receber esse empréstimo e fazer esses investimentos”, destacou o prefeito durante a prestação de contas de sua gestão na última sexta-feira (26).
A negociação pelo empréstimo teve início ainda na gestão do ex-prefeito Vilmar Mariano, que chegou a comemorar a conquista em 2023, mas não conseguiu concluir os trâmites burocráticos necessários para a liberação.
Os recursos já têm destino definido: pavimentação de ruas, construção de novos CMEIs, estruturação de parques e melhorias em serviços urbanos. Agora, segundo Leandro Vilela, resta apenas o aval da presidência do Banco dos Brics para que o município tenha acesso ao montante.