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Corredores de Trânsito com Onda Verde Melhoram Mobilidade em Goiânia

Em dez meses, Prefeitura entrega quatro eixos viários que reduzem o tempo de viagem e aumentam a fluidez do tráfego

Em apenas dez meses de gestão, a Prefeitura de Goiânia concluiu quatro importantes corredores de trânsito, transformando a mobilidade urbana da capital. As obras — promessa do atual governo — abrangem os eixos Mutirão/Castelo Branco, 24 de Outubro, Jamel Cecílio/136 e Universitária, e já mostram resultados expressivos: redução no tempo de deslocamento, maior fluidez, segurança viária ampliada e melhor circulação do transporte coletivo.

“Onda Verde” e tecnologia para ganhar tempo no trânsito

Nos corredores, a Prefeitura implantou o sistema de “Onda Verde”, que sincroniza os semáforos e ajusta o tempo de abertura conforme o fluxo de veículos. O resultado é perceptível: motoristas ganham até 30 segundos por ponto semafórico, o que representa um ganho médio de 30% no tempo total das viagens. Além disso, as readequações viárias e a nova sinalização horizontal e vertical ampliaram a segurança para condutores e pedestres.

No corredor Mutirão/Castelo Branco, por exemplo, o trânsito se tornou mais fluido e contínuo, reduzindo os engarrafamentos nos horários de pico. Já no corredor 24 de Outubro, com 3,8 km de extensão, o reordenamento dos semáforos e a modernização das pistas beneficiaram motoristas, ciclistas e pedestres que seguem em direção ao Centro.

Viagens mais rápidas e seguras

No corredor Universitário, a implantação de novas sinalizações e da Direita Livre — que permite conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, em locais sinalizados — proporcionou mais fluidez e eficiência no tráfego. Já o eixo Jamel Cecílio/136, que liga a BR-153 à Avenida 85, teve redução de até 50% no tempo de viagem, segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).

Motoristas que antes levavam cerca de 25 minutos para percorrer todo o trajeto agora o fazem em 12 a 13 minutos. Dados da plataforma Waze for Cities, validados por viagens reais via GPS, mostram que a velocidade média no pico da manhã (sentido Centro) passou de 15,2 km/h para 21,8 km/h — um avanço de 43%.

Prefeito Sandro Mabel: “Não é só obra, é política de mobilidade”

“Nosso objetivo é garantir que Goiânia tenha um trânsito mais ágil e seguro, com soluções que realmente impactem a rotina da população. Não se trata apenas de obras, mas de uma política de mobilidade inteligente, que entende as necessidades dos cidadãos. Cada intervenção é pensada para reduzir o tempo de viagem e tornar as ruas mais seguras”, destacou o prefeito Sandro Mabel.

 Plano Nova Mobilidade: 36 corredores até o fim da gestão

As intervenções fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que prevê a implantação de 36 corredores viários em toda a cidade, com integração entre fiscalização, engenharia e educação para o trânsito. A meta é acompanhar o crescimento da frota — que já soma 1,3 milhão de veículos — e garantir uma infraestrutura moderna, eficiente e segura para o futuro de Goiânia.

Fotos: Ruber Couto e Alex Malheiros
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Legenda: Em dez meses de gestão, os corredores Mutirão/Castelo Branco, 24 de Outubro, Jamel Cecílio/136 e Universitária reduziram o tempo de viagem e aumentaram a fluidez do tráfego.


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