A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, após ele comentar o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e a prisão do presidente Nicolás Maduro. As declarações do governador foram feitas em vídeo divulgado nas redes sociais.
Na publicação, Tarcísio celebrou a ação norte-americana, classificou Maduro como ditador e aproveitou para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sugerindo que o regime venezuelano só se manteve por apoio de lideranças de esquerda na América Latina. O governador ainda afirmou que a derrota do governo venezuelano representaria um avanço contra a esquerda e fez projeções políticas para o Brasil nas eleições de 2026.
Em resposta, Gleisi afirmou que a postura de Tarcísio revela “muito cinismo”. A ministra destacou que o governador já demonstrou alinhamento ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o acusou de celebrar ações que prejudicaram o Brasil. Para Gleisi, é incoerente responsabilizar Lula por decisões tomadas pelo governo norte-americano, especialmente diante do histórico de apoio de aliados do bolsonarismo a políticas externas consideradas hostis ao país.