PUBLICIDADE

Moraes determina transferência de Bolsonaro para ala da Papuda com estrutura maior

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou nesta quinta-feira (15) a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, para uma sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conhecido como Papudinha, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.

A decisão atende a pedidos da defesa de Bolsonaro relacionados à sua saúde e às condições de cumprimento de pena. O ex-mandatário cumpre 27 anos e três meses de prisão por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

Segundo o documento, a nova sala tem cerca de 65 m², muito maior que os 12 m² da sala onde estava na PF, e inclui quarto, banheiro, cozinha, lavanderia, sala de estar e área externa, além de permitir banho de sol com privacidade.

Moraes ressaltou que a mudança possibilita aumento no tempo de visitas familiares (de duas para até seis horas por semana) e maior número de refeições diárias (de três para cinco). O ministro também autorizou práticas de exercícios físicos e a instalação de equipamentos de fisioterapia, atendendo a recomendações médicas.

A decisão afirma que, apesar de reclamações da defesa sobre as condições na sede da PF, as novas instalações oferecem condições favoráveis e espaço adequado para atendimento médico, visitas e atividades, tudo em ambiente isolado dos demais presos.