Ao nomear Guilherme Boulos (PSOL) para comandar a Secretaria-Geral da Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pedido direto ao novo ministro: fortalecer o diálogo do governo com a juventude e com os movimentos sociais.
De acordo com fontes do Palácio do Planalto, a reunião entre Lula e Boulos durou cerca de duas horas. Um auxiliar do presidente afirmou que, embora já tenham sido feitas mudanças nas redes sociais oficiais, ainda existem lacunas na comunicação voltada aos mais jovens — ponto que deve ser prioridade da nova gestão.
O agora ex-ministro Márcio Macêdo (PT) deixa o cargo para se dedicar à campanha para deputado federal por Sergipe nas eleições de 2026.
Sinergia entre o MCTI e a nova gestão
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, destacou a parceria histórica entre sua pasta e a Secretaria-Geral. “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem uma proximidade muito grande com as pautas de participação e atuamos sempre com muita sinergia com a Secretaria-Geral”, afirmou.
Luciana desejou sucesso a Boulos e elogiou o trabalho do antecessor. Segundo ela, Márcio Macêdo “contribuiu para o fortalecimento de políticas sociais sólidas, enriquecendo a atuação do governo na área”.