Pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (IGAPE) no estado de Goiás indicou que Lucas do Vale (1,5%) e Bruno Peixoto (1,5%)
foram os nomes mais lembrados de forma espontânea para deputado estadual. Em seguida, aparece Amilton Filho, com 1,4%.

Com 1,1% das menções cada, foram citados Issy Quinan,
Cairo Salim,
Gustavo Sebba,
Antônio Gomide,
Romário Policarpo,
Avva Santiago,
Paulo César Martins
e Lucas Calil.
Também figuraram na lista Bia de Lima,
Charles Bento,
Jamil Calife
e Amauri Ribeiro,
todos com 1,0%.
No total, 38,6% dos entrevistados apontaram algum nome de forma espontânea. Outros 61,4% declararam não saber ou disseram que votariam em branco ou nulo. O grupo classificado como “outros” alcançou 4,8%.
Entre os 45 nomes mais lembrados, 35 já exercem mandato na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Caso esse cenário se confirme em 2026, a renovação do parlamento estadual ficaria em pouco mais de 20%.
O levantamento mostra o desafio enfrentado por pré-candidatos sem mandato, diante da visibilidade dos atuais parlamentares. A predominância de nomes em exercício sugere que a estrutura e a exposição decorrentes do cargo podem influenciar a lembrança do eleitor.
O quadro pode indicar estabilidade e aprovação do trabalho legislativo por parte do eleitorado, mas também levanta discussões sobre a dificuldade de inserção de novas lideranças e ideias no processo político.
METODOLOGIA
Os dados foram coletados em Goiás no período de 23 a 28 de agosto de 2025, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.
No total, foram realizadas 1.500 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.
Com um intervalo de confiança de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.
Pesquisa encomendada pela Tv Atual Record News.