A Justiça italiana marcou para a próxima terça-feira (10) a audiência para decidir sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil. Essa é a quarta vez que a audiência é remarcada. Agora, após um pedido da defesa para a troca dos juízes do caso.
Carla Zambelli fugiu para a Itália para escapar da condenação no Brasil, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela foi presa em julho do ano passado e, desde então, aguarda uma decisão sobre a extradição.
Zambelli tem duas condenações. A primeira, por mandar mandar invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em atuação com o hacker Walter Delgatti. A segunda, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal por ter perseguido um homem à mão armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022. As penas, somadas, chegam a 15 anos de prisão.
Se extraditada, Zambelli vai cumprir a pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
O relator do caso no Supremo, ministro Alexandre de Moraes, já deu informações à Justiça italiana sobre o local. Afirmou que a Colmeia mantém padrões de salubridade, segurança e assistência às detentas, além de oferecer atendimento médico e cursos técnicos.