A Justiça argentina autorizou a extradição de cinco brasileiros condenados por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro que estavam foragidos no país vizinho. A decisão foi publicada na noite dessa quarta-feira.
A extradição foi solicitada pelo Ministério da Justiça, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator das ações penais contra os condenados, que receberam sentenças que variam de 13 a 17 anos de prisão.
Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza estão presos na Argentina desde o fim do ano passado, quando o pedido de extradição foi formalizado.
Ao cruzar a fronteira, os cinco ingressaram com pedido de refúgio político na Comissão Nacional para os Refugiados da Argentina, mas até o momento não obtiveram resposta. Embora a Justiça tenha determinado a extradição, a formalização e execução do ato ainda dependem da análise do presidente argentino, Javier Milei.
*Com informações da Agência Brasil