Brasília (DF) – O Instituto Gazeta de Pesquisas (IGAPE) divulgou o mais recente levantamento de intenção de voto espontânea para Deputado Federal no Distrito Federal, realizado em outubro de 2025.
Na liderança está a Deputada Bia Kicis (PL), com 1,6% das citações, seguida de perto pelo Deputado Fred Linhares (Republicanos), com 1,5%. Em seguida aparecem a Senadora Leila do Vôlei (PDT) com 1,4%, a Deputada Érika Kokay (PT) e Michelle Bolsonaro (PL), ambas também com 1,4%.
Outros nomes que aparecem com destaque são o, Rafael Prudente (MDB), com 1,3%, e o Professor Reginaldo Veras (PV), Fraga (PL) e Júlio César (Republicanos), todos com 1,3% cada.
O Governador Ibaneis Rocha (MDB) também foi citado espontaneamente para deputado federal, com 1,2%, mostrando forte presença de sua marca política após dois mandatos no Executivo, também com 1,2 aparecem Gilvan Máximo e Sebastião Coelho, com 1,1 aparece Professor Israel.
Outros nomes citados
A pesquisa ainda aponta menções significativas a figuras tradicionais do DF como Leandro Grass , Flávia Arruda , Cristovam Buarque, Agnelo Queiroz, Rodrigo Rollemberg , Izalci Lucas, Chico Vigilante e Daniel Donizet, todos variando entre 0,8% e 1,1%.
Também foram lembrados Paulo Octávio e Joe Valle ambos com 0,7%, além de Fábio Felix e Eliana Pedrosa, com 0,5% cada.
Alto índice de indefinição
A pesquisa mostra ainda um elevado número de eleitores indecisos: 64,3% declararam não saber em quem votar ou disseram votar em branco/nulo. Outros 6,3% citaram outros nomes.
Segundo o IGAPE, o alto índice de indefinição é comum em levantamentos espontâneos realizados com tanta antecedência, e reflete o início das movimentações rumo às eleições de 2026.
Análise
O cenário indica que nomes já conhecidos do eleitorado mantêm forte presença na memória popular, mas ainda não há favoritos definidos. O baixo percentual individual entre os mais citados revela um espaço aberto para novas lideranças ou para candidaturas apoiadas por grandes grupos políticos.
O IGAPE reforça que este é um retrato do momento, com tendência de mudança conforme os partidos definirem seus candidatos e as campanhas ganharem força no próximo ano.
A pesquisa ouviu 3.009 eleitores em todas as regiões administrativas do DF, com margem de erro de 1,8 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
O levantamento mostra um cenário altamente pulverizado, com diversos nomes conhecidos da política local dividindo a preferência do eleitorado, enquanto a maioria ainda não decidiu em quem votar.
O Instituto Gazeta de Pesquisas (IGAPE) consolidou-se como uma das referências em pesquisas de opinião e estudos eleitorais no Centro-Oeste, com atuação reconhecida pela precisão, transparência e metodologia científica. Com experiência em levantamentos quantitativos e qualitativos, o IGAPE conquistou respeito entre prefeituras, veículos de comunicação, empresas privadas e o eleitorado, tornando-se sinônimo de confiabilidade e seriedade.
Nas eleições de 2024, o IGAPE foi o instituto que mais acertou as projeções eleitorais Os resultados finais das urnas confirmaram a precisão das estimativas apresentadas, fortalecendo ainda mais a imagem do instituto como um dos mais confiáveis do país em previsões de intenção de voto e avaliação de gestão pública.
Fonte: Instituto Gazeta de Pesquisas – Outubro de 2025
Amostra: 3.009 entrevistas presenciais em todas as regiões do DF
Margem de erro: 1,8 p.p.
Confiança: 95%
Contato: (62) 99388-0715 | @institutoigape