O Governo de Goiás encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei que cria a Goiás Tecnologia, nova empresa estatal voltada ao suporte técnico e à transformação digital da administração pública estadual. A proposta foi enviada nesta segunda-feira (11) pela Casa Civil e deve começar a tramitar já nesta terça-feira (12).
A nova estrutura será criada por meio da incorporação reversa da Goiás Telecom pela Planalto Solar Park, um dos últimos ativos remanescentes da CelgPar. Segundo o governo, a empresa utilizará a estrutura física já existente das companhias envolvidas, sem previsão de aumento de custos para o Estado.
- Dinheiro mais cedo na conta dos servidores! Folha de junho será quitada na próxima segunda-feira – Portal Goiás
- 11ª cidade a receber Circuito das Cavalhadas, Crixás sedia o evento neste fim de semana! – Portal Goiás
- Interessado em participar da Vila Gastronômica do Natal do Bem? Então, corra! Inscrições vão até dia 29 – Portal Goiás
A expectativa do Palácio das Esmeraldas é que o projeto seja votado ainda nesta semana na Alego. A proposta faz parte do conjunto de medidas que o governador em exercício Daniel Vilela pretende implementar para modernizar a gestão estadual e ampliar o uso de tecnologia nos serviços públicos.
O escolhido para comandar a futura estatal é o gestor de marketing e profissional de tecnologia João Grego. Em entrevista anterior ao Jornal Opção, ele afirmou que a Goiás Tecnologia terá como foco integrar plataformas já utilizadas pelas secretarias estaduais, otimizar recursos e desenvolver novas soluções tecnológicas para o governo.
Segundo Grego, a intenção é transformar o Estado em um “indutor da economia”, utilizando tecnologia para reduzir burocracias, aumentar a eficiência administrativa e facilitar a vida da população. A proposta também busca fortalecer o ecossistema de inovação em Goiás, alinhando o Estado às políticas recentes de incentivo à inteligência artificial e transformação digital.
A criação da Goiás Tecnologia integra uma estratégia mais ampla do governo estadual voltada à inovação. Entre as iniciativas já anunciadas estão projetos ligados à inteligência artificial, modernização digital e atração de investimentos, incluindo a futura agência InvestGO.