Jair Bolsonaro decidiu que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A escolha, comunicada a interlocutores próximos nesta semana, marca a primeira vez que o ex-presidente — atualmente preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília — manifesta essa intenção de forma explícita.
Bolsonaro avalia que o filho primogênito ganhará força na disputa à medida que adotar postura de pré-candidato e intensifique agendas pelo país. Para o ex-mandatário, Flávio tem potencial para unificar o partido e ainda conta com palanques relevantes, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
Com isso, a expectativa é que o senador amplie viagens pelo Brasil e assuma papel de destaque nos embates políticos com o presidente Lula. Dentro da própria família, ele é considerado o nome que transmitiria maior “previsibilidade” à classe política e ao mercado, por ter um perfil mais moderado do que o dos irmãos.
Possíveis composições de chapa
No novo cenário, a tendência é que Michelle Bolsonaro concorra ao Senado pelo Distrito Federal, enquanto um partido de centro deve ser responsável por indicar o vice na chapa de Flávio Bolsonaro.
Por: Jhulie Pinho