PUBLICIDADE

Empate Técnico entre Daniel e Marconi, aponta pesquisa Genial Quaest, parceira do grupo Globo e Jaime Câmara

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Genial/Quaest, empresa ligada ao Grupo Globo e Jaime Câmara surpreendeu o cenário político goiano, revelando um empate técnico na corrida pelo governo de Goiás em 2026. A sondagem mostra o atual vice-governador, Daniel Vilela (MDB), e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com intenções de voto muito próximas, indicando que a disputa, mesmo a mais de um ano do pleito, será acirrada.

O resultado do levantamento chamou a atenção de analistas e da classe política por vários motivos. O principal deles é que a pesquisa foi realizada por um instituto ligado a veículos de comunicação, como o Grupo Jaime Câmara, que mantêm uma relação comercial forte com o atual governo de Goiás, sendo o Governo de Goiás o maior parceiro comercial do Grupo JC. A divulgação de um cenário de tanta indefinição, com ampla cobertura da mídia, reacende o debate sobre a corrida eleitoral no estado.

Sinal de alerta no Palácio das Esmeraldas

Apesar do vice-governador Daniel Vilela ter uma forte articulação política, com apoio de mais de 200 prefeitos, a pesquisa mostra que esse trabalho não se traduziu nas intenções de voto. O resultado da sondagem teria acendido um alerta no Palácio das Esmeraldas, pondo fim ao que alguns analistas chamam de “oba-oba”.

Segundo fontes ligadas ao governo, Vilela terá que intensificar os esforços para se aproximar de sua base. Há relatos de um assessor da Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), de prefeitos que estariam há meses buscando agenda com o vice-governador, sem sucesso, o que deve mudar diante da necessidade de fortalecer o apoio e garantir a lealdade de seus aliados.

Outro ponto que pode ser afetado pela pesquisa, segundo o assessor da Presidência da ALEGO é a disputa pela vaga de vice na chapa de Vilela. O cenário de indefinição pode fazer com que o grande número de interessados na posição diminua, já que muitos potenciais candidatos devem reavaliar suas estratégias.

Oportunidade para Marconi Perillo

Enquanto o cenário exige cautela de um lado, do outro, o clima é de comemoração. A equipe de Marconi Perillo vê na pesquisa uma oportunidade para o ex-governador. Logo após a divulgação, Perillo teria recebido um número surpreendente de mensagens de políticos e simpatizantes de todo o Estado, reforçando a viabilidade de sua candidatura.

Os apoiadores do ex-governador destacam que a pesquisa antecipa o pleito e valida a força de Perillo, que já derrotou nomes históricos da política goiana, como Iris Rezende e Maguito Vilela, pai de Daniel Vilela. A ampla divulgação da pesquisa por diversos veículos de comunicação do estado também é vista como um fator que favorece o nome de Perillo, mesmo vinda de um grupo de mídia ligado ao governo. Essa ampla exposição do ex-governador levanta questionamentos e causa estranheza no meio político e na opinião pública.

O cenário goiano agora é de reavaliação. A pesquisa Genial/Quaest, muito mais que um retrato do momento, parece ser um ponto de virada, obrigando os principais atores políticos a ajustarem suas estratégias e a se prepararem para uma disputa que, mesmo com a distância do tempo, já está em andamento.

plugins premium WordPress