PUBLICIDADE

Elisberto da Retrô é eleito prefeito de Joviânia com quase 65% dos votos em eleição suplementar

Os moradores de Joviânia escolheram neste domingo (21) o novo prefeito do município. Com 64,98% dos votos válidos, Elisberto da Retrô (Podemos) foi eleito prefeito da cidade em eleição suplementar realizada por determinação da Justiça Eleitoral. O vice-prefeito eleito é Rogério Potim (PSDB).

O adversário na disputa, Pedro Lucas, conhecido como Macaco (MDB), recebeu 35,02% dos votos válidos. Os eleitos permanecerão no comando da administração municipal até 31 de dezembro de 2028.

Eleição teve participação de mais de 4 mil eleitores

De acordo com dados divulgados pela Justiça Eleitoral, dos 5.781 eleitores aptos a votar no município, 4.420 compareceram às urnas. A abstenção registrada foi de 20,49%. Os votos nulos somaram 2,96%, enquanto os votos em branco representaram 1,15% do total.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, a votação ocorreu entre 8h e 17h e transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências que comprometessem o processo eleitoral.

Entenda por que Joviânia realizou nova eleição

A eleição suplementar foi convocada após a cassação dos mandatos do então prefeito Max Pereira Barbosa e do vice-prefeito Vanderci Donizeti Ricioli, eleitos em 2024. A Justiça Eleitoral reconheceu irregularidades durante a campanha, incluindo compra de votos e abuso de poder econômico.

Além da perda dos mandatos, os envolvidos foram declarados inelegíveis por oito anos e receberam multas. Como a decisão resultou na anulação de mais de 50% dos votos válidos da eleição anterior, a legislação eleitoral determinou a realização de um novo pleito para os cargos de prefeito e vice-prefeito.