PUBLICIDADE

Eleitor precisa regularizar título até 6 de maio para votar em 2026

PF no Amazonas indicia agentes públicos por corrupção eleitoral

As eleições 2026 acontecem em outubro para os cargos de presidente da república, de senadores, deputados federais e estaduais e governadores. Mas, para participar com o voto, o eleitor precisa estar regular frente à justiça eleitoral. Basta consultar tse.jus.br, clicar no campo situação eleitoral e digitar o CPF.

Assim, o eleitor fica sabendo rapidinho como está a vida junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se houver alguma irregularidade, ela precisa ser resolvida até 6 de maio e, dependendo da situação, por exemplo, título cancelado ou coleta de biometria, será preciso procurar um cartório eleitoral, e deixar para a última hora não é uma boa ideia.

Foi o que orientou o chefe de cartório da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, Vinicius Ávila.

Que, em meados de abril e em maio, a demanda aumenta substancialmente e ocorrem filas com várias esperas, e às vezes causando um desconforto para todos. Então, o quanto antes, todos que puderem, venham. É rápido, regra geral em dez, 15 minutos de atendimento a pessoa já consegue aí ou tirar seu título, ou fazer a transferência de municípios ou revisionar seus dados.

A mudança de cidade de votação ou do local de votação dentro do mesmo município também precisa ser feita presencialmente no cartório eleitoral. Então, busque a página da Justiça Eleitoral o mais rápido possível, verifique a sua situação e se antecipe. É o que reforça o chefe de cartório eleitoral Vinícius Ávila. Procure na Justiça Eleitoral o quanto antes.

Nós estamos num momento bem tranquilo em que podemos atender a todos os eleitores e eleitoras de uma forma mais confortável, rápida, sem grandes filas ou sem filas, né? Agora, no mês de fevereiro, março, para que haja afluência, né? Hoje a vida é tempo e perder menos tempo, otimizando, né, as nossas atividades, é melhor. As eleições 2026 acontecem em dois turnos nos dias 4 e 25 de outubro.


Fonte